• Penedo da Saudade S&H

Coimbra uma lição, de amor e tradição

Quando se fala de Coimbra, não há como escapar à sua emblemática Universidade, aos seus estudantes e às tradições académicas. Aproveite para viver ao longo do ano estas experiências académicas únicas, aqui no Penedo da Saudade Suites & Hostel:



Ser Caloiro

Mais conhecida como a “Latada”, ocorre no início de cada ano lectivo em Outubro, e nesta participam também os caloiros (alunos do 1º ano) que desfilam pelas ruas arrastando latas  presas por arames.

O Cortejo inicia na Universidade e termina  junto ao Mondego no Largo da portagem, onde os caloiros são  batizados pelos padrinhos usando um penico.

Início: Praça Dom Dinis, 3000-143 Coimbra - Lat: N 40° 12' 28.2846" Long: W-8° 25'30.7554";

Fim: Largo da Portagem, 3000-337 Coimbra - Lat: N 40º 12' 25.74" Long: W008º 25' 45.84".


Traje Académico

O Traje Académico tem origem eclesiásticas e sempre foi composto por capa e batina. É preciso não esquecer que até ao século XVIII quem detinha o monopólio do ensino era o clero, passando séculos mais tarde para o estado. Nos finais do século XIX, a principal alteração terá sido a escolha definitiva da calça comprida. A meados do século XX o Traje passou a ter a sua entidade uniformizada até aos dias de hoje (capa preta comprida, casaco preto, camisa social, saia ou calças e gravata). 


Tunas académicas / Serenata

No século XVI era hábito os estudantes de Coimbra cantarem noite dentro pelas ruas da cidade. Tal habito ficou tão enraizada na cidade que atualmente, na primeira quinta-feira do festival da queima das fitas em Maio, o momento inaugural da festa dos estudantes é iniciado com a serenata monumental na Sé Velha: o momento em que se reúnem milhares de pessoas de todas as idades para assistir a um momento único.  

Local: Largo Sé Velha, 3000-383 Coimbra; Lat: 40° 12’31.6548”; Long: -8° 25’ 37.815”



Noite Coimbrã

Em Coimbra uma legião de estudantes tem como por hábito descomprimir a meio da semana (4ªfeira) em redor da emblemática Praça da República, existindo vários locais de eleição:

- Bar AAC - Rua Padre António Vieira, n.º1 

- Jardins AAC – R. Padre António Vieira 26 

- Café Moçambique - Praça da República 38 

- Murphy's Irish Pub - R. Almeida Garrett 1

- Café Tropical - Praça da República 34  





Cortejo da Queima das Fitas

Conhecida pela festa dos estudantes, em que cada um veste o traje académico, adornos com as cores do seu curso (podem variar entre as fitas ou a bengala e cartola consoante o ano que frequenta).

O cortejo dos estudantes com cerca de 100 carros alegóricos, saem da universidade e seguem o percurso entre o largo Dom Dinis e a Portagem com Os quartantes (alunos do 4º ano no interior) que ostenta as fitas do cor do curso a que pertence brindando e oferecendo bebidas a quem assiste ao desfile. 


Fado

Como não poderia deixar de ser, Coimbra tem o seu próprio Fado todo ele tão típico, tão  Coimbrã. As nossas sugestões de casa de fado são as seguintes:

- aCapella - Pátio Vitória 53 - 239 833 985  - acapella.com.pt 

- Fado ao Centro - R. Quebra Costas 7 - 239 837 060 - fadoaocentro.com

- Fado Hilário - R. Joaquim António de Aguiar 110  - 911 505 770 - info@fadohilario.pt 


Repúblicas - Espaços míticos da vida académica, as Repúblicas de Coimbra tiveram origem no século XIV, quando o rei D. Dinis mandou edificar umas casas na zona de Almedina para albergar os estudantes da universidade. Obedecem a normas democráticas e as decisões são tomadas por todos os membros responsáveis pela gestão da casa. Nomes como “Républica do Baco” e “Ninho dos Matulões” revelam o sentido de humor dos seus ocupantes, numa fase sem preocupações de maior.


Artigos académicos para aquisição – Adereços e trajes académicos podemos encontrar em:

  • Copitraje - AV. Sá da Bandeira, 115 (Shopping Golden) - 239095843  - lojacoimbra@copitraje.com;

  • A Toga - Av. Sá da Bandeira 66 - 239 838 921 - geral@atoga.pt