top of page
  • Foto do escritorPenedo da Saudade S&H

Eventos, Lendas e História

Paralelamente aos eventos estudantis, Coimbra conta com variados festejos e lendas ligadas à sua identidade cultural que prevaleceram ao longo da história...



Santos Populares

A União das Freguesias de Coimbra apresenta um variado programa de festejos que decorrerão em vários locais entre junho e julho. Estas festas contam com arraiais, concertos, marchas e feiras.


Feira Medieval

Com mais de 25 anos, a feira medieval recria a Idade Média com diversos figurantes em rigor de acordo com a época e conta com a venda de produtos da altura. Para além disso, no âmbito desta iniciativa têm sido realizadas ceias medievais, recriando o menu e ambiente desse tempo. 

Local: Largo da Sé Velha, em junho


Procissão da Rainha Santa

Ocorre de 2 em 2 anos, realizando-se este ano (2018) em Julho. Está-lhe associado também o Mosteiro de Santa Clara (arquitetura entre o gótico e o Romântico) e o milagre das rosas! A imagem da Rainha Santa Isabel sai em procissão do convento de Stª Clara até à Igreja de Nossa Senhora do Carmo onde permanece 3 dias e fazendo o percurso inverso.

De: convento de santa clara - Calçada Santa Isabe 67 -  239 441 674;

Para: Igreja de Nossa Senhora do Carmo - R. Sofia 114 - 239 822 938.

Lenda do Pedro e Inês

O romance entre D. Inês e D. Pedro foi um amor indesejado pela corte e pelo povo. Em 1344, o rei D. Afonso IV (pai de D. Pedro) mandou degolar Inês por temer que D. Pedro entregasse o reinado por amor a castela e foi na Quinta das Lágrimas (local onde se encontravam enumeras vezes secretamente) que D. Inês foi morta.

Reza a lenda que nos dias de hoje ainda são visíveis as gotas de sangue derramadas na Fonte das Lágrimas.

Lat: 40° 11' 53.8578" Long: -8° 26' 0.477" 

A pé: 37min

De carro: 4km

Contacto: 239 802 380 /  geral@quintadaslagrimas.pt


Boas festas!

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page